Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

25/06/2019

Série heróis da fé – Moisés

1. Introdução:

 

COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA CONCÓRDIA Florianópolis, SC
Domingo da Santíssima Trindade – 15,16 / 06 / 2019 Leitura: Atos 7.17-41

Série heróis da fé – Moisés
Pastor Jacson Junior Ollmann

 

 

No estudo de hoje, falaremos sobre Moisés e sua liderança. Vamos poder aproveitar para analisar nossa relação como pastor e congregação no trabalho do Reino de Deus, bem como fazer uma autoavaliação da nossa liderança na igreja, em casa, no trabalho…conforme a vocação dada por Deus. Afinal, todos exercem algum tipo de liderança.

 

 

2. Desenvolvimento:

 

Moisés – um dos Heróis da Fé, chamado por Deus

 

Moisés tinha, talvez, todas as virtudes e defeitos possíveis num líder. Ele foi muito criticado e rejeitado pelo povo de Israel (At 7.35) que reclamava muito; sofreu oposição e desobediência às ordens dadas por Deus. É possível dizer que a popularidade de Moisés entre o povo que saiu do Egito e peregrinou pelo deserto não era das melhores, apesar de também ser muito respeitado e admirado como líder.

 

Mas afinal, o que Deus disse a respeito de Moisés?

 

Êx 33.11: O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo.

 

Nm 12.3: Moisés era um homem humilde, o mais humilde do mundo. Dt 34.10: Nunca mais apareceu em Israel um profeta como Moisés.

 

No entanto, Moisés não nasceu líder. Vocês já ouviram o ditado: “Deus não escolhe capacitados, mas capacita os escolhidos.” Em tese, isso é verdade porque tudo vem de Deus, também os dons e capacidades. Muitas vezes, porém, é necessário redirecioná-los para que o fim seja glorificar a Deus, o SENHOR.

 

É interessante que preparamos lideranças na Igreja: a congregação oferece oportunidades para crianças e jovens serem equipados com o ensino da Palavra, bem como também irem treinando a liderança de diversas formas. Os adultos aperfeiçoam e servem ao Senhor da sua vida, sendo exemplo e inspiração para os mais novos.

 

Os pais de Moisés participaram desse processo de capacitação do menino, talvez sem saber. Quando Faraó deu a ordem para que os meninos israelitas fossem mortos, Arão e Joquebede – pais de Moisés, colocaram o menino naquele cesto e largaram no rio Nilo, sendo que Míriam – irmã de Moisés, foi acompanhando. Até que a filha do Faraó encontrou e adotou o menino como filho e lhe deu o nome de Moisés.

 

Ele cresceu no palácio, aprendeu habilidades úteis para a futura libertação de Israel: liderança, escrita, leis e arte de guerra. Aos 40 anos de idade, Moisés matou um egípcio para proteger um hebreu e por isso, teve que fugir para Midiã, onde passou mais 40 anos aprendendo a sobreviver no deserto. Sendo pastor de ovelhas, aprendeu a lidar com essas criaturas medrosas, teimosas e rebeldes, apesar de serem totalmente dependentes de seu pastor. Assim seria o povo de Israel na peregrinação pelo deserto.

 

Tudo isso foi um curso de capacitação para Moisés, até que certo dia, Deus apareceu a ele no monte Sinai onde cuidava do rebanho, e disse: Eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. (Êx 3.10)

 

A reação natural foi tentar achar um motivo para que Deus escolhesse outro:

 

Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel? (Êx 3.11)

 

Eles vão questionar sobre teu nome, e aí o que é que eu digo? (Êx 3.13) Mas os israelitas não vão acreditar em mim. (Êx 4.1)

 

Eu nunca tive facilidade para falar… eu sempre me atrapalho. (Êx 4.10) Não, Senhor. Por favor, manda outra pessoa. (Êx 4.13)

 

Decisão de Deus: Eu quero você! (Êx 4.16)

 

**Justificativas: Agora não posso, não tenho tempo, não consigo (incapaz), tenho vergonha, eu já fiz bastante e agora é a vez dos mais jovens (Moisés tinha 80 anos!!), estou cansado, vou dar um tempo na igreja pra me dedicar a outra coisa (particular), não sei porque talvez eu vou viajar ou vai que eu fique doente ou quem sabe não vou estar vivo até lá… melhor achar outro.

Para refletir particularmente: O seu líder pode compreender quando vocês não querem aceitar o convite ou até o desafio para servir ao Deus e Senhor da sua vida. Ele vai achar outra pessoa, sem problemas. Mas o que Deus vai pensar disso? Agora é com você e Deus.

 

3. Desenvolvimento:

 

Moisés – um dos Heróis da Fé, exemplo de liderança

O que podemos aprender sobre a liderança de Moisés? De que forma posso me espelhar ou motivar nele?

 

Dependência e Coragem:

 

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Fp 4.13 NTLH) “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4.13 ARA)

 

“A nossa suficiência/capacidade vem de Deus.” (2Co 3.5)

 

O líder de qualquer coisa, em qualquer ofício ou vocação, em qualquer serviço seja ele grande ou pequeno, precisa lembrar da sua dependência: “…Sem mim vocês não podem fazer nada.” (Jesus em João 15.5)

 

Deus disse a Moisés e em relação a Israel: Eu o enviarei… Eu estarei com você… Tenho visto a sua situação… Tenho ouvido seu pedido de socorro… Eu resolvi tirá-los do Egito… E vou levá-los para uma terra boa e rica… eu vou usar o meu poder e fazer coisas terríveis para castigar os egípcios. Eu farei com que os egípcios respeitem vocês. (Êx 3)

 

Deus está por trás de toda a boa obra para a qual você é escolhido, chamado, convidado ou desafiado, então: coragem. Deus está agindo em você e através de você, e para realizar os propósitos de Deus e não seus ou de qualquer outra pessoa.

 

Convencido disso, Moisés liderou e guiou o povo porque Deus diria o que ele deveria falar e usaria do poder de Deus (As 10 pragas, passagem pelo mar, água da rocha, pão e carne do céu).

 

Justiça e Obediência são outras duas virtudes extremamente necessárias para o líder que pode agir conforme as pessoas querem (Ministério amarelo – ex.Arão); ou só fazer coisa errada (Ministério marrom) ou conforme a santa vontade de Deus (Ministério branco).

 

 

Exemplos de liderança com obediência:

Páscoa Judaica (Êx 12): Vocês e os seus descendentes devem obedecer a essa ordem para sempre. (v.14)

10 Mandamentos (Êx 20 – Dt 5): Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações. (v.5,6)

 

 

Exemplo de liderança com Justiça:


Bezerro de ouro (Êx 32): v.19-21 (ira)

 

 

Moisés foi injusto como líder nomeado pelo santo Deus?

 

É injusto repreender quem peca ou faz um serviço com desleixo? LER: Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus! Maldito aquele que guarda a sua espada para não matar! (Jr 48.10)
Isso é RESPONSABILIDADE do líder e delegada por Deus. LER: Então o SENHOR Deus disse a Moisés: Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. (Êx 32.7)
LER: Hebreus 13.17

 

E, falando em Justiça e Obediência, Moisés também ficou irado, teimou e desobedeceu ao próprio Deus. Exemplo: Água em Meribá (Nm 20.8-13)

 

Essa liderança indigna (mesmo conseqüente à reclamação de Israel) fez com que Deus não ouvisse a oração que Moisés fez para que mudasse de idéia: Você não entrará em Canaã (Dt 3.23-27). Logo depois, aconselhou o povo: Não acrescentem nada à lei que lhes estou dando, nem tirem dela uma só palavra. Guardem todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus. (Dt 4.2)

 

 

Formador de liderança:

 

Parceria 1: Êx 17.8-16 (Moisés de braços erguidos, Arão e Ur segurando os braços de Moisés, Josué lutando com o povo)

 

 

Escolha de ajudantes: Êx 18.13-27 (escolher bem, delegar tarefas e confiar: v.20,21) – Moisés foi humilde ao aceitar o conselho de seu sogro Jetro.

 

 

Parceria 2: O SENHOR Deus respondeu a Moisés: Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles. Então eu descerei e falarei com você ali; tirarei uma parte do Espírito que lhe dei e darei a eles, para que o ajudem no pesado trabalho de cuidar do povo. Assim, você não precisará fazer isso sozinho. (Nm 11.16-17)

 

 

 

Líder que orou:

 

10 Pragas: para Deus livrar Faraó e os egípcios;

 

Em defesa de Israel: Por favor, perdoa o pecado deles! Porém, se não quiseres perdoar, então tira o meu nome do teu livro, onde escreveste os nomes dos que são teus. (Êx 32.32)

 

Livrar Israel da ira: Então o povo gritou, pedindo socorro a Moisés; Moisés orou ao SENHOR, e o fogo se apagou. (Nm 11.2)

 

Defendido por Deus:

 

Honra exclusiva: Nadabe e Abiú – filhos de Arão, mortos quando ofereceram sacrifício proibido, desobedecendo as leis de Deus. (Lv 10.1-2; Nm 3.4; 26.61)

 

Contra Difamação: Arão e Míriam – irmãos de Moisés, criticaram-no por ter casado com uma mulher da Etiópia. Deus ficou irado com Arão e Míriam, e atacou Míriam com uma terrível doença de pele. (Nm 12)

 

Líder, exemplo de gratidão:

 

Louvor: Moisés e Míriam (música, poesia) – exemplo para o povo.

 

Deuteronômio 29.5-6: não houve gastos.

Êxodo 35.1-36.7: Ensinou o povo a ser grato. (Destacar: Êx 35.5, 21a, 24a, 29a, 36.4-7)

 

Que a sua liderança seja inspirada em Moisés e inspiradora para outros. Soli Deo gloria!!

O Power Point desse material pode ser solicitado pelo email: jjollmann1@gmail.com