Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

22/10/2018

Reforma de Lutero – 501 anos

VIDA DE LUTERO

Martinho Lutero nasceu na cidade de Eisleben, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Seu pai era mineiro. Trabalhava da manhã à noite nas sombrias minas de carvão. Chamava-se João Luther. Sua mãe chamava-se Margarida Luther.
Na primavera de 1507, Lutero, com 23 anos de idade, tornou-se sacerdote. Era tão bem visto por seus superiores que o enviaram como professor para a Universidade de Erfurt e depois para a nova Universidade de Wittenberg, onde tornou-se famoso mestre da Bíblia. Os estudantes não perdiam suas aulas de religião. Foi nesse período que ao ler as Escrituras Sagradas com afinco, encontrou escrito que o “justo viverá pela sua fé.” (Hc 2.4; Rm 1.17)
Em 1512 recebeu o título de Doutor em Teologia, passando também a pregar na bonita catedral de Wittenberg.
Após visita de João Tetzel a Wittenberg para vender indulgências, Lutero passou a pregar sermões, chamando o povo ao arrependimento. E por fim, no dia 31 de outubro de 1517, pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Este é o marco da Reforma.
Lutero foi excomungado da igreja Católica no ano de 1521 na cidade de Worms, após uma reunião – a Dieta de Worms.

 

 

ESCRITOS DE LUTERO

Lutero traduziu o Novo Testamento durante o período que esteve escondido no castelo de Wartburg. Também fundou e organizou escolas cristãs. Para facilitar aos pastores e professores a instrução cristã das crianças, Lutero escreveu o Catecismo Menor, em l529. Depois da Bíblia, o Catecismo é o livro mais usado na igreja. Em 1524 publicou o primeiro hinário evangélico, e animou outros escritores e compositores hábeis a escreverem bons hinos com bonitas melodias. Lutero escreveu também um bom número de hinos maravilhosos, dentre eles o famoso hino Castelo Forte, de 1528.
Ajudou a escrever a Confissão de Augsburgo, publicada em 1530. Completou a tradução do Antigo Testamento em 1534. Embora não gozasse de boa saúde, estava sempre ativo, trabalhando, quer entre o povo, quer em seu gabinete de trabalho. Suas obras ocupam mais de 20 volumes. Continuou a trabalhar incansavelmente até a véspera de sua morte.

 

 

MORTE E LEGADO DE LUTERO

Lutero morreu no dia 18 de fevereiro de 1546. Seu corpo foi levado para Wittenberg. No dia 22 de fevereiro foi sepultado na Igreja do Castelo, bem defronte do púlpito, onde permanece até hoje.
Seu legado apontava para a salvação em Cristo, sob os chamados três pilares do cristianismo: Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura. Ele cria e pregava que somente as Escrituras Sagradas revelam a verdade sobre a salvação que é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus.
Lutero está morto, mas sua obra permanece. A Reforma da igreja, por ele iniciada, espalhou-se por todas as partes do mundo. Jesus, o Rei da Graça, proclamado por Lutero, vive nos corações de milhões de cristãos. Passados 499 anos, Lutero continua a ser honrado como o grande mestre da Igreja Luterana e de todo Protestantismo.

 

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus: e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” Hb 13.7

Estudos bíblicos 2016 – CEL Concórdia de Florianópolis / Missão Palhoça

 

 

A ROSA DE LUTERO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste mês de outubro, no dia 31, em que comemoramos os 501 anos da Reforma Luterana, lembramos de um símbolo muito conhecido pelo Luteranismo:

a ROSA DE LUTERO. Ela representa e de uma forma simples e completa a fé cristã. Através da história da igreja, nota-se que os cristãos usavam figuras, desenhos ou símbolos para ensinar verdades bíblicas. Martinho Lutero queria que esse símbolo mostrasse a todos a história da salvação. E assim a Rosa de Lutero tornou-se um símbolo das igrejas luteranas em todo o mundo. Acompanhe o seu significado…

 

A CRUZ

lembra que Deus vem ao nosso encontro com o seu amor por meio de Jesus Cristo.

 

O CORAÇÃO

significa que Cristo agiu na nossa vida através da cruz, e nossa vida recebe novo sentido, se Cristo for o seu centro.

 

A ROSA BRANCA

significa que quando a cruz de Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz verdadeira paz e verdadeira alegria.

 

Um FUNDO AZUL

simbolizando que Deus está conosco. Podemos viver para Deus, já aqui e agora. Mas a cor azul é também a esperança no futuro, pois lembra da eternidade.

 

O ANEL DOURADO

lembra o ouro, metal mais precioso. Este anel representa as dádivas que recebemos de Jesus Cristo: fé, nova vida, amor. Também o que na eternidade nos será dado: a alegria sem fim.

 

Que o significado deste símbolo possa ser sempre guardado em nossos corações e que assim como Lutero, possamos a cada novo dia lembrar e saber de que “O justo viverá por fé” (Romanos 1.17).