Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

19/09/2018

O 7º Mandamento

SÉTIMO MANDAMENTO
7º Mandamentos_Manual Metánoia

Não furtarás.

Que significa isto?

Devemos temer e amar e Deus e, portanto, não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

“Pega ladrão!” Esta seria talvez a tradução mais popular deste mandamento. Contudo, seu sentido não se esgota na simples contenção do furto como tal. Com este mandamento, Deus quer que trabalhemos para conservar a propriedade e os bens do próximo. Por um lado, fazemos isto quando:
Não roubamos: O companheiro de um ladrão é o pior inimigo de si mesmo. Se ele disser a verdade no tribunal, será castigado; se não disser, Deus o amaldiçoará. (Provérbios 29.24) Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. (Efésios 4.28)
Não somos gananciosos e avarentos: Se um israelita que mora perto de você ficar pobre e não puder sustentar-se, então você tem o dever de tomar conta dele. Ajude-o como se ele fosse um estrangeiro que mora no meio do povo, a fim de que ele continue a morar perto de você. Não cobre juros sobre o dinheiro que você lhe emprestar. Respeite a ordem de Deus para que esse homem continue a morar perto de você. (Levítico 25.35-36) E continuou, dizendo a todos: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.” (Lucas 12.15) Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. (Colossenses 3.5)
Não somos desonestos: Não prejudiquem os outros, usando medidas falsas de comprimento, peso ou capacidade. (Levítico 19.35) Os maus pedem emprestado e não pagam, mas os bons são generosos em dar. (Salmos 37.21) Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça e desonestidade, não pagando os salários dos seus vizinhos e fazendo com que trabalhem de graça! (Jeremias 22.13)

Por outro lado, ajudamos a conservar a propriedade alheia sendo generosos no auxílio material do nosso próximo, ajudando-o a conservar o que tem e contribuindo para o seu bem-estar. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste. (Mateus 5.42) Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus. (Hebreus 13.16) Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas,
pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida. (1 Timóteo 6.17-19)
A contribuição para o sustento da Igreja é também uma forma de cumprirmos este mandamento, não roubando do próprio Deus o que lhe é devido.

Deus quer nos alertar aqui para o perigo do amor ao dinheiro e aos bens materiais. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. (1 Timóteo 6.10) Ele sabe que …onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. (Lucas 12.34)
Por isso Ele quer que coloquemos em primeiro lugar o seu Reino e promete que tudo o mais será acrescentado. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6.33) Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Romanos 8.32)
Reflita sobre estas passagens: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. (Mateus 16.26) Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? (1 João 3.17)

O 7º Mandamento
pr.Jacson

SÉTIMO MANDAMENTO: Não furtarás.

Que Significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

Para refletir:
Furtar é um pecado, pecadinho, pecadão? Depende de quanto furtar?
Faz diferença furtar/roubar R$ 0,50 ou R$ 5.000,00?
Não importa o valor ou o que… furto/roubo é sempre pecado diante de Deus, tão grave quanto qualquer outro pecado, tão passível de perdão quanto qualquer outro pecado.
O que Deus proíbe no 7o Mandamento?
“Devemos temer e amar a Deus e, portanto não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos;

O que Ele ordena?
“Não furtarás!” e “…mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.”
Ler Josué 7.1-26 – o pecado de um traz conseqüências terríveis, é uma desobediência que parece “anular” a ação abençoada de Deus.
Outros textos: Lv 19.35; Sl 37.21; Pv 29.24; Jr 22.13; Mt 15.19; Ef 4.28
Neste mandamento, Deus protege outros e a nós contra o roubo, tanto no cometer tal pecado, quanto no prejuízo.
Ler: Pv 19.17; Mt 5.42; Lc 19.8; Hb 13.16

Exemplos de furto/roubo:
-Troco do mercado (receber a mais ou a menos)
-Perder/achar dinheiro ou bens. A quem pertence?
-Aproveitar-se da “boa fé” das pessoas ou sua ignorância.
-Enganar outros para assinar promissórias, contratos, etc.

Como posso estar relacionado neste pecado?
-Receptação: Pv 29.24
-Gosto de ver os outros mal ou me alegro quando alguém se dá bem.
-Egoísmo quanto ao que possuo.
-Negligência em relação aos bens do próximo
-Ajudar a melhorar ou a prejudicar, destruir?

Sou ladrão?
É possível roubarmos a Deus? Sim… não?
Ler o texto de Malaquias 3.8-12
Conversar sobre esse texto.

 

O 7º Mandamento
Cristhiani

SÉTIMO MANDAMENTO: Não furtarás.

Que Significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto não tirar ao nosso próximo o dinheiro ou os bens, nem nos apoderar deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos; mas devemos ajudá-lo a melhorar e conservar os seus bens e o seu meio de vida.

A BÍBLIA NOS ENSINA:
Deus é dono de todas as coisas, foi ele quem deu aos homens os seus bens e todas as coisas boas. Deus nos deu o sétimo mandamento pra nos ensinar a cuidar bem dos nossos bens, e os do nosso próximo. No sétimo mandamento Deus protege a propriedade e os negócios, tanto nosso quanto do próximo.
Não podemos tirar das pessoas as suas propriedades (carro, casa, apartamento, etc) e os seus bens (dinheiro, tv, rádio, jóias, etc). Não
podemos tirar nada das pessoas de nenhuma maneira, seja: enganando, mentindo, pagando pouco, cobrando muito caro, roubando. Também é errado desperdiçar o tempo nas horas de trabalho, participar de jogos de azar, ou não devolver o que pediu emprestado.
Deus quer que nós amemos muito a todas as pessoas, assim que nós as ajudemos com alegria, aguardar e cuidar todas as suas coisas. Se o nosso próximo está precisando de ajuda, devemos ajudá-lo e dar a ele alguns dos nosso bens – comida, bebida, roupas, calçados, dinheiro, tempo, amor, amizade, etc.

A CAUSA DO PROBLEMA
Sempre que usamos, estragamos ou roubamos a propriedade de alguém, o que está por trás disso é uma espécie de orgulho ou egocentrismo.
Isso pode se manifestar na forma de inveja, suspeita de estar sendo enganado, cobiça, ódio, necessidade de receber atenção ou de sentir-se importante.
Como se manifestou o orgulho em cada uma das situações apresentadas acima?

OBEDIÊNCIA AO SÉTIMO MANDAMENTO
Lendo a explicação de Lutero no Catecismo Menor, chegamos à conclusão de que não cumprimos o Sétimo Mandamento na íntegra,
especialmente no que diz respeito a ajudar nosso próximo a “melhorar e conservar os seus bens e o seu ganho”.
Assim, que nos acontece por causa de nossos pecados passados? Que podemos fazer em relação aos futuros? As passagens que seguem vão ajudá- lo a responder: Mt 6.19-21; Mt 7.11; Rm 8.21; 1Tm 6.6-8.

PARA PENSAR: Como simples criaturas, não somos donos absolutos de nada. Mas, como novas criaturas em Cristo, passamos a ser administradores dos domínios de Deus.

Exercícios:
01. O que ensina o 7º Mandamento? _________________________________
______________________________________________________________
02. Que significa não furtar? _______________________________________
_______________________________________________________________
_____________________________________________________________
03. Quem deu às pessoas todos os seus bens e todas as coisas boas? ________
04. Escreva 4 maneiras de como pecamos contra o 7º Mandamento.
1o ____________________________________________________________
2o ____________________________________________________________
3o ____________________________________________________________
4o ____________________________________________________________
05. Se o nosso próximo precisa de ajuda, o que devemos fazer? ___________
_______________________________________________________________
_____________________________________________________________
06. Marque com um “X” as coisas contra o 7º mandamento:

( ) mentir ( ) roubar
( ) ajudar ( ) ser amigo
( ) enganar ( ) emprestar e não devolver
( ) pagar pouco ( ) fazer o bem

07. Quando vemos alguém roubar e não denunciamos o que estamos fazendo?
________________________________________________________________
______________________________________________________________
08. Que significa ajudar nosso próximo a melhorar e conservar os seus bens e o
seu meio de vida?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 

6º e 7º Mandamentos_Manual Metánoia

7º Mandamento_Cristhiani

7º Mandamento_pr.Jacson