Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

19/09/2018

O 6º Mandamento

SEXTO MANDAMENTO

Não cometerás adultério.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente em palavras e ações, e cada qual ame e honre seu consorte.

Para o bem estar da sociedade, além da conservação da autoridade e da ordem (4o Mandamento) e também da preservação da vida humana (5o Mandamento), é fundamental que exista a família e o casamento bem alicerçados e em funcionamento perfeito. Por isso, neste mandamento, em primeira instância, Deus proíbe o adultério, isto é, a quebra do vínculo matrimonial nas suas mais diversas formas. Jesus explicou este mandamento, ampliando seu sentido, quando disse: Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa
adultério.” Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. (Mateus 5.27-28) Deus quer evitar a dissolução do casamento: Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher. (Mateus 19.9). Deus quer evitar, também neste mandamento que falemos, pensemos ou desejemos coisas impuras, sujas na área sexual. Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer
tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.
Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. (Efésios 5.3-4) Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. (Efésios 4.29). Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. (Romanos 13.13)
O casamento foi instituído por Deus e, como tal, possui a sua bênção. Depois o SENHOR disse: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. (Gênesis 2.18). É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. (Gênesis 2.24) E os abençoou, dizendo: Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. (Gênesis 1.28).
Deus não quer que o casamento seja temporário ou contratual, mas vitalício. Jesus respondeu: Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu. (Mateus 19.4-6).
Para isso é preciso que haja fidelidade sexual e verdadeiro amor entre o casal. Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério. (Hebreus 13.4). Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido. (Efésios 5.33)
Assim, o casamento só poderia ser desfeito por razão de infidelidade sexual ou abandono malicioso. Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher. (Mateus 19.9) Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido. (1 Coríntios 7.10)

Com este mandamento, Deus quer induzir-nos a viver vida pura e decente em palavras, pensamentos e ações. O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus. (1 Ts 4:3- 5) Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo. (1 Ts 4.8) E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. (2 Timóteo 2.22)
Deus quer também preservar e conservar em harmonia a família e o casamento. Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo. Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. (Efésios 5.21-22) Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. (Efésios 5.25) O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. (Efésios 5.28)

6º e 7º Mandamentos_Manual Metánoia