Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

26/09/2018

Santíssima Trindade

Estudo sobre a Santíssima Trindade

 

Deus existe?

a) A Natureza e o Universo provam que Deus existe: Quem criou o Universo?

Gênesis 1.1: No começo Deus criou os céus e a terra.”

Salmo 8.1: “Ó SENHOR, Senhor nosso, a tua grandeza é vista no mundo inteiro.”

Salmo 19.1: O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.”

Romanos 1.20: “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.”

 

b) A consciência diz que Deus existe: conhecimento nato

Romanos 2.15: Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que, às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso. (Romanos 2.15)

No entanto, esse conhecimento é limitado e tornou-se confuso por causa do pecado. Isso não basta para sabermos:

  Quem é Ele?

Somente a Escritura Sagrada (Sola Scriptura) nos diz corretamente quem é Deus, o que Ele quer e como age em relação a nós.

Deus é um: Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus.” (Deuteronômio 6.4) “Sabemos que existe somente um Deus. Para nós existe somente um Deus,” (1Co 8.4,6) Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.” (Gn 1.26)

1º Mandamento: Eu sou o Senhor, teu Deus.  Não terás outros deuses diante de mim.

Trindade: Tri + Unidade = TRINDADE (é um termo utilizado para se falar do Deus Uno e Trino, porém, esta palavra não aparece na Bíblia).

Deus é um só em três pessoas distintas: Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!” (2 Co 13.13)

A Trindade estava presente na Criação (Gn 1,2) e no Batismo de Jesus (Mt 3.13-17).

Observação: Não há três deuses (politeísmo) e sim apenas um Deus (monoteísmo). São três pessoas distintas (Pai, Filho, Espírito Santo), não se confundem, nem se dividem na essência, mas são iguais em poder, honra, glória… mas apenas um Deus. Não há separação em três partes, como se cada pessoa fosse um terço dela. Cada pessoa é Deus pleno, mas manifesta-se diferente. Veja, por exemplo, que o gelo e o vapor são formas diferentes da água.

 

As Escrituras falam sobre a divindade das três pessoas:

a) O Pai é verdadeiro Deus:

Mateus 5.48: Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

João 20.17: Jesus disse: Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.

Malaquias 2.10: Não é verdade que todos temos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que, então, enganamos uns aos outros, quebrando assim a aliança que Deus fez com os nossos antepassados?

 

b) O Filho (Jesus Cristo) é verdadeiro Deus:

1 João 5.20: Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna.

Romanos 9.5: Eles são descendentes dos patriarcas; e, como ser humano, Cristo pertence à raça deles. Que Cristo, que é o Deus que governa todos, seja louvado para sempre! Amém!

João 5.23: A fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou.

João 10.30: Eu e o Pai somos um.

Colossenses 2.9: Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus.

João 1.14: A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.

 

c) O Espírito Santo é verdadeiro Deus:

Atos 5.3-4: Então Pedro disse a Ananias: -Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? …Você não mentiu para seres humanos mentiu para Deus!

1 Coríntios 3.16: Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.

João 14.16: Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.

1 Coríntios 6.11: Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencerem a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.

Complete o quadro da seguinte maneira

O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.

Porém, o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo. O Pai não é o Espírito Santo.

 

 

O que Confessamos como Igreja

O Primeiro Artigo do Credo (Da Criação)

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

Que significa isso?

Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por Sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isso devo dar-Lhe graças e louvor, servi-lO e obedecer-Lhe. Isto é certamente verdade.

“Quando olho para o céu, que tu criaste…” (Sl 8.3)

 

O Segundo Artigo (Da Redenção)

Creio… E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Que significa isso?

Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com Seu santo e precioso sangue e Sua inocente paixão e morte, para que eu Lhe pertença e viva submisso a Ele, em Seu reino, e O sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como Ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade.

“Então Jesus chegou perto deles e disse: Deus me deu todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28.18)

 

 

O Terceiro Artigo (Da Santificação)

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Que significa isso?

Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com Seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a Cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados e, no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.

“A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.” (Gn 1.2)

 

“Pois Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E Jesus derramou sobre nós esse Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora.” (At 2.33)

 

Conclusão
O Deus Verdadeiro se compromete com o ser humano na Criação (Gênesis 1,2 e Salmo 8), na Redenção (Atos 2.14a,22-36) e na Santificação (Mateus 28.16-20)

É nesse Deus Uno e Trino que cremos!