Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

26/09/2018

O 1º Mandamento

PRIMEIRO MANDAMENTO
pr. Jacson

Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.

Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e confiar nEle acima de todas as coisas.

Este é o mais importante dos Mandamentos, é a base para os demais. Se não seguimos o primeiro, amando a Deus acima de tudo,
não poderemos cumprir nenhum dos outros Mandamentos. Neste Mandamento, Deus quer livrar-nos da idolatria, seja externa (grosseira) ou interna (disfarçada).
A idolatria externa é a adoração de ídolos de pedra, madeira, etc., a homens ou outros deuses.
O SENHOR Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres
humanos.” (Jeremias 17.5) Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu
mereço. (Isaías 42.8) Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da
terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo
aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. (Êxodo 20.4- 5) Jesus respondeu: “Vá embora, Satanás!” As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” (Mateus 4.10)
A idolatria interna é a adoração disfarçada e mesmo inconsciente de si mesmo, de marido ou mulher, de objetos ou
instrumentos, de pais ou filhos, de noivo ou namorada, de dinheiro ou bens, de saúde ou riqueza, de trabalho ou divertimentos.
Diz a Palavra de Deus: Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu
filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. (Mateus 10.37) Confie no SENHOR de todo o coração e não
se apóie na sua própria inteligência. (Provérbios 3.5) Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus
qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria). (Efésios 5.5) Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico. (Mateus 19.21-22)
A idolatria é algo que Deus abomina e condena, por ser como um ato contínuo de traição e é citado como um fruto da natureza
humana pecadora: As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações
indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a
desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas
coisas não receberão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21)
A idolatria tira o foco de Deus e coloca sobre “deuses” que recebem mais amor, atenção, tempo e dedicação.
Existem deuses que as pessoas criaram para adorar e outros que a gente cria, mesmo não tendo a intenção. Ou seja, trocar Deus por qualquer coisa ou pessoa, isso já se caracteriza como idolatria.
Por outro lado, Deus quer induzir-nos neste Mandamento a colocá-l0 em primeiro lugar em nossa vida e confiar nEle acima de
todas as coisas, amando-O de todo o coração. Diz a Palavra: Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mateus 6.33) É melhor confiar no SENHOR, do que depender de seres humanos. (Salmos 118.8) Só podemos seguir este e todos os outros mandamentos por causa de Cristo. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. (1 João 4.19)
Que Deus espera de nós? Devemos crer nele, adorá-lo, amá-lo e confiar nele de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Ou seja, com toda a nossa força e nosso ser.
Veja se o teu coração se apega somente em Deus ou se procura outro amor, outro amparo ou refúgio. Ter Deus como único Deus
significa perdão, vida e salvação. Ele nos amou e nos deu seu Filho Jesus Cristo. Não permita que outra coisa seja teu senhor ou ídolo.

 

 

01 MANDAMENTO
Pedro e Letícia

“Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.”

(Êxodo 20:3)

INTRODUÇÃO:
O Evangelho nos conta que um mestre da Lei se aproximou de Jesus para conseguir alguma prova contra Ele (Mateus 22:36-38). No primeiro mandamento está incluído o dever de adorar a Deus, somente Ele (Êx 23:13 e 24; 34:14, Dt 5:7-10; 6:13-15.). Quando o demônio tentou a Cristo, pedindo-lhe que se prostrasse e o adorasse, o Senhor o replicou (Mateus 4:10). Para amar a Deus é necessário conhecê-lo e aceitá-lo; e se alguém não O adora, é porque não O conhece e não O ama, tendo sido Ele substituído pelas criaturas, que são
os falsos deuses do egoísmo e do pecado. Muitas passagens da Bíblia nos deixa claro a grandeza e a importância do primeiro mandamento, cujo conteúdo vamos agora estudar.

IDEIAS PRINCIPAIS:

1. Conteúdo do primeiro mandamento
Deus é para o ser humano o único Senhor. Criou-nos e cuida de nós por todo o seu amor incondicional; a existência e o quanto somos ou possuímos, tudo recebemos de Deus. O ser humano recebe neste primeiro mandamento a instrução de reconhecer e adorar a Deus acima de todas as coisas; essa postura constitui a virtude da fé Cristã.
O que Deus quer e espera de nós?
• Nosso reconhecimento e gratidão a Ele;
• Crer naquilo que nos revelou;
• Esperar firmes em Sua promessa;
• Servi-lo, buscando cumprir Sua vontade;
• Amá-lo, enfim, sobre todas as coisas.

2. A virtude de cumprir o primeiro mandamento
Temos alma e corpo, e Deus é o criador de ambos. Por isso temos de manifestar-lhe nossa submissão e reverência de todas as maneiras possíveis. É preciso procurar cumprir sempre a vontade de Deus (Lucas 22:42); colocar a vontade dele acima da nossa, porque sabemos que a vontade de Deus é perfeita e o melhor a se fazer, enquanto nós somos falhos (Mt 16:24-28). O Pai nos ama e nos quer bem, como ninguém na terra pode querer; daí que sua vontade seja o melhor para nós, e o testemunho verdadeiro de que o amamos seja cumpri-la
fielmente, porque é o que Ele deseja.

3. Pecados contra o primeiro mandamento
São considerados pecados contra o primeiro mandamento aqueles que atentam contra a fé (dúvida voluntária, incredulidade, heresia, cisma, discutir sobre questões de fé sem ter devido conhecimento etc.), contra a esperança (desespero, presunção etc.) e contra a caridade (indiferença, ingratidão, tibieza, ódio, inveja, brigas, escândalo e qualquer pecado mortal).
Mas os pecados específicos contra este mandamento são os que contradizem a virtude da fé:
a) SUPERSTIÇÃO…
b) IDOLATRIA…
c) ADIVINHAÇÃO, ESPIRITISMO E MAGIA…
d) SACRILÉGIO…

4. Importância do primeiro mandamento
O primeiro mandamento é o mais santo e o principal… Este permeia os demais. Amar a Deus sobre todas as coisas é, ao fim das contas, a única coisa importante para nós. Em nosso propósito de seguir uma vida digna como cristãos devemos procurar cumprir em todo o momento, a vontade de Deus, manifestada nos seus mandamentos e fazer sempre muitos atos de fé, esperança e caridade.

5. Conclusão
Existem coisas que Deus nos instrui a fazer; outra, as proíbe e, por isso, temos de evitar. Os demais mandamentos nos direciona para essas regras básicas da fé Cristã. Em determinadas ocasiões, o que Deus pede exige esforço e sacrifício, mas temos de fazê-lo. Cumprir a vontade de Deus supõe também descobrir nossa vocação ou como podemos ser útil aos nossos irmãos na fé, tratando de seguir e desenvolver esses dons com fidelidade e constância.

 

 

1º Mandamento_Pedro e Letícia

1º Mandamento_pr. Jacson