Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

26/09/2018

Nós e a Lei de Deus

1. Introduzindo o assunto:

Você já se perguntou: “Como pode um jovem conservar pura a sua vida?” Na verdade essa pergunta foi feita por Davi no Salmo 119.9. Ele tinha essa preocupação porque era jovem quando começou a governar Israel. A resposta que ele encontra para essa pergunta é a seguinte: “É só obedecer aos teus mandamentos.”
Mas, será que os Mandamentos são observados por nós? Qual a função dos Mandamentos? Para que eles servem? Com que objetivo Deus deu os Dez Mandamentos?

2. A lei de Deus:

O ser humano é livre para decidir e escolher, só não pode deixar de fazê-lo, porque até não decidir é uma escolha. A vida não só
exige decisão, vida é decisão. A questão crucial é: distinguir entre o certo e o errado, o bem e o mal. Deus tem um modelo para nossas decisões na Bíblia Sagrada: a sua Santa Lei.
a) Os Dez Mandamentos são um resumo da santa vontade de Deus revelados na Bíblia.

Êxodo 19 e 20 nos relata que Deus escreveu os Dez Mandamentos em duas tábuas de pedra. Pela tradição, dizemos que a primeira tábua continha os deveres para com Deus (1o, 2o e 3o Mandamentos), e a segunda tábua (4o ao 10o Mandamentos), os deveres para com o nosso próximo. Leia em sua Bíblia: Mateus 22.37-39.
Esta lei moral é para as pessoas de todos os tempos. Deus também deu leis civis e religiosas aos judeus do Antigo Testamento, que valeram apenas até a morte de Cristo. Veja Colossenses 2.4-17.
b) Deus também implantou a sua vontade no coração de todas as pessoas por natureza. Ele deu ao ser humano o senso inato (natural) do certo e do errado, que nós chamamos de consciência. Diz a Palavra: “Os não-judeus não têm a lei. Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei. Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm
a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso.” (Romanos 2:14-15) Mas este conhecimento do certo e do errado foi estragado pelo pecado e por isso a consciência não é mais um guia infalível.

3. O atual propósito da lei:

1o FREIO: É como uma placa de PARE! Serve para regular a ordem social e conter a explosão de pecados no mundo. Leia na Bíblia:
Romanos 2.14; 1 Timóteo 1.9-10; 1 Coríntios 9.27.

2o ESPELHO: Mostrar às pessoas a pecaminosidade de sua natureza. “O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É
claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não
cobice.’” (Romanos 7.7)
3o NORMA: Servir aos que crêem como um guia para viver uma vida cristã. “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.” (Salmos 119.105) Essa Lei ou Palavra precisa ser lida, estudada a fim de que possamos cumprir a vontade do nosso Deus.
**Uso da Lei de Deus na família: Leia Deuteronômio 6.1-9

4. Vamos exercitar um pouco:

1. Relacione as alternativas:
( ) FREIO ( ) ESPELHO ( ) NORMA
A. Servir aos que crêem como um guia para viver uma vida cristã.
B. Mostrar aos homens os seus pecados
C. Controlar as coisas (o mal) no mundo para que as pessoas não pequem tanto.

2. Quais seriam as dificuldades atuais do jovem para cumprir a Lei de Deus? _______
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

Qual o resumo da Lei de Deus?

Jesus respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” (Mateus 22:37) – Amor a ___________________.
E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Mateus 22:39) – Amor ao ___________________.
Portanto, o resumo de toda a Lei é: ____________________.

 

A Lei de Deus