Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

estudos

19/09/2018

O 4º Mandamento

O 4º Mandamento
Calvin e Gabriel

Depois de estudar os três primeiros mandamentos, que estão relacionados com os deveres para com Deus, vamos considerar os sete restantes que visam o próximo e podem resumir-se em uma única frase: “Amarás teu próximo como a ti mesmo”.
Iniciamos com o quarto mandamento, que diz: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.” Ex 20.12

Que significa isso?

Devemos temer e amar a Deus, de maneira que não desprezemos nem irritemos nossos pais e superiores, porém os honremos, sirvamos, lhes obedeçamos, os amemos e lhes queiramos bem. Deus quer que – depois Dele – honremos os nossos
pais, que nos deram a vida e transmitiram o conhecimento de Deus;
O quarto mandamento dirige-se expressamente aos filhos nas suas relações com o pai e a mãe.
Os pais são o instrumento de Deus para trazer novas vidas a este mundo.
Exemplo: Jesus Cristo (Deus Filho) e Senhor (Deus Pai)
[Relembrar o relacionamento Deles]

Deveres dos Filhos para com os pais:
– Amor:
Rezar por eles, dar alegria, ficar alegre junto com eles…
– Honra:

Ele não ordena apenas que amemos os pais, mas também que os honremos.
Honrar é, além do amor, a modéstia, a humildade e a reverência.
Prestar honra e respeito a: honrar os sábios.
Venerar, reverenciar: honrar pai e mãe.
Lisonjear, penhorar: muito me honra seu convite.
Satisfazer os compromissos: não honrou sua assinatura./ V.pr. Ufanar-se, envaidecer-se: a Bahia honra-se de ter sido o berço de Rui Barbosa.
Temos obrigação de honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para nosso bem, revestiu da sua autoridade.
– Obediência:
Efésios 6
Mesmo que pais e mães tenham conduta errônea não devem ficar privados dessa honra e respeito por parte dos filhos.
Por isso, não se deve olhar a pessoa, como ela é, mas a vontade de Deus, que assim estabelece e ordena este mandamento.
Há limites para a obediência aos pais? Sim.
A vontade de Deus é o limite.
Caso a vontade dos pais seja contrária à vontade de Deus, os filhos não lhes devem obedecer. Mas quando as palavras dos pais andam em conformidade com a Palavra de Deus, é dever dos filhos obedecer.
Em resumo, essa obediência aos pais deve ficar sempre subordinada à obediência à Deus e não pode ir de encontro aos mandamentos de Deus.

Deveres dos Pais para com os filhos Educar, dar testemunho, dar bom exemplos ao filho, suprir suas necessidades… resumindo, dar condições completas (espiritualmente e fisicamente) para a vida do filho(s).
—-
As palavras “pai” e “mãe” no quarto mandamento abrangem não somente os próprios pais, mas também todos os superiores em idade.
“Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. (…)
O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele.
Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer. ”
Pv 23. 22 e 25
E uma pessoa idosa não precisa respeitar os demais? “Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda a pureza.” 1 Tm 5. 1,2

É o único mandamento que tem uma promessa: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.”Ex 20.12
Porque os outros não tem???

Deus também ordena a obediência aos superiores, que tem poder para mandar e governar.
Pois é da autoridade dos pais que surgem as outras autoridades. Quando um pai não pode sozinho educar seu filho, pede para um professor o ensinar; quando se sente fraco, pede ajuda de seus amigos ou vizinhos, etc. Nessa ideia, todas estas autoridades exercem sua função em lugar dos pais…. (solicitar exemplos…)
Diante disso, os empregados, por exemplo, devem não só ser obedientes aos seus patrões, mas também devem honrar a eles como seu próprio pai e mãe.

 

QUARTO MANDAMENTO
Leonir Kruger

Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.

QUE SIGNIFICA ISTO?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar, nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-
los, amá-los e querer-lhes bem.
Deus distinguiu o estado paterno e materno acima de todos os estados que estão abaixo de Deus. Ele ordena nós honrá-los ou, seja é mais que amar e respeitar por si só; é ser humilde, ter carinho, apreço, tempo, dedicação de bens e corpo servindo-os e cuidando-os quando idosos e enfermos; e acima de tudo elevando- os em lugar mais alto depois de Deus.

Para isso devemos não olhar para sua conduta de fragilidade, quando são modestos, pobres, excêntricos, alquebrados, desatentos etc., mas sim à vontade de Deus.
Vemos então que Deus nos ordena realizar obras boas e santas que sejam agradáveis a Ele, para nosso bem. Porem o que Deus ordena deve ser muito mais nobre do que possamos cogitar; cabendo-nos somente alegrar-nos por fazer obras tão preciosas e agradáveis a Deus para tornar-nos dignos e ainda que sejam pequenas, humildes e desprezadas devemos fazer não em razão de nossa dignidade, mas sim porque é Palavra e Mandamento de Deus.
E ainda além de tudo Deus nos promete vida prolongada na terra em que habitamos o que segundo as Escrituras Sagradas e que teremos boa saúde, cônjuge, filhos, fartura, paz, alegrias etc. por quanto sem isso nossa vida não pode ser boa e durar por muito
tempo.
Portanto cumprindo este mandamento com alegria, apresso dedicação e empenho, agradamos ao olhar de Deus e ainda recebemos bons frutos que é vida longa e prosperidade. Porem, contudo se desobedecer-nos a este mandamento provocamos a ira de Deus e temos ai como prêmio a desgraça, a aflição, a doença, a dor da perda de bens e familiares, e por quanto a nossa própria condenação e morte.

TEXTOS BIBLICOS
Efésios 6.1,3
Colossenses 3.20
Deuteronômio 5.16
1o Timóteo 5.4
Lucas 2.51
Romanos 13.1
1o Samuel 2.12
2o Samuel 18.14b,15
Para guardar-te contigo – Mateus 19.16b,17