Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

devoções

20/12/2018

DEVOÇÃO FAMILIAR PARA O NATAL

DEVOÇÃO FAMILIAR PARA O NATAL

 

01. Saudação:

O que você vai me dar de presente neste Natal?

 

Quem faz essa pergunta, tem a expectativa de receber um presente. Quem ouve tal pergunta, é desafiado a dar um presente.
A palavra PRESENTE vem do Latim PRAESENTIA, de PREESSE “estar à frente, ao alcance”, formada por PRAE-, “à frente” mais ESSE “ser, estar”. Presente também é o objeto doado ou ofertado “de presente”.

 

Neste Natal, o presente doado por Deus é Jesus – o menino Salvador nascido em Belém, o qual deve estar presente entre nós. Portanto, oremos:

 

Eterno Deus Pai, criador do universo. Assim como usaste uma estrela para guir os reis magos até o Salvador nascido em Belém, conduza-nos também até Jesus, pois queremos recebê-lo neste Natal, não somente como uma rápida visita, mas como o Emanuel – o Deus conosco, o ano inteiro. Ó Deus Espírito Santo, dá-nos um coração tão alegre quanto o dos pastores que visitaram Jesus naquela noite especial, pois estar na presença de Deus é um imenso privilégio. Nós invocamos a ti, o Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

02. Leituras bíblicas: Isaías 9.6-7; João 1.1-14

 

03. Reflexão:

Iniciamos a nossa devoção falando da palavra PRESENTE, após perguntarmos “O que você vai me dar de presente neste Natal?”

 

Na leitura do Evangelho de João 1.1-14 também se fala numa PALAVRA (Verbo) que se tornou ser humano e morou entre nós. (v.14) É interessante frisar que essa “PALAVRA” que se tornou ser humano estava com Deus e era Deus.
Se perguntássemos para Deus: “O que o Senhor vai me dar de presente neste Natal?” – ele apontaria para seu Filho Jesus que é o presente dado por amor a nós e que está presente entre nós.
Mas afinal, Jesus está realmente presente em nossa vida particular, no trabalho… está em nossos lares e famílias neste Natal?

 

 

Em todos os finais de ano, Jesus pode facilmente ficar de lado, mesmo estando presente no presépio, pois é visto apenas como enfeite.
Todos temos valores a zelar, metas a alcançar… e isso tudo gera uma correria tremenda!! Se descuidarmos, facilmente nos enquadraremos entre aqueles, dos quais fala o evangelista: “A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu.” (Jo 1.10-11)
Celebrar o Natal sem Jesus é como uma festa de aniversário sem o aniversariante, cheio de luzes sem brilho… é passar o Natal sem o Deus-Salvador.

 

As qualidades do Salvador prometido e que foram apontadas pelo profeta Isaías, vêm ao encontro das nossas necessidades. O profeta diz que o menino Deus é: Conselheiro Maravilhoso (quem não precisa?); Deus Poderoso (que pode tudo, até o impossível); Pai Eterno (que se preocupa e se ocupa conosco); Príncipe da Paz (queremos viver em paz!). Além disso, Jesus é apontado como rei que governará baseado na justiça e direito. E, como nós precisamos disso em nosso país e em nossa própria vida!!
É possível perceber Jesus? É possível recebê-lo?

 

Deus quer fazer parte da nossa vida, mesmo que ela seja corrida e cansativa, pois é ele quem oferece paz e descanso, o melhor conselho diante dos problemas, oferta perdão e salvação eterna para todos, e seu amor.

 

Estejamos entre os que receberam Jesus, pois disse o evangelista João no v.12: “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.”
Se Jesus for o teu Salvador e for o meu Salvador, seremos irmãos na fé e filhos de Deus; seremos governados pelo Rei de direito e justiça, aquele de quem podemos confessar: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (Sl 23.1)

 

O Natal com Jesus é Natal com o presente de valor constante (porque ele é o Emanuel – o Deus conosco) e de valor eterno (porque é Salvador). Amém.

 

04. Oração

Leitor 1: Querido Deus, como é bom estar na tua companhia e de outras pessoas, reunidos como tua família.
TODOS: Entra em nosso lar e faze permanente habitação.
Leitor 2: Acompanha-nos no trabalho e nos estudos, na vizinhança e por onde quer que andemos.
Leitor 3: Abençoa os governantes para que lembrem que tu és o Rei que governa baseado na justiça e direito.
TODOS: Feliz a nação que tem Deus como Senhor. Ensina-nos a agirmos conforme o teu querer.
Leitor 1: Sê nosso Conselheiro Maravilhoso,
TODOS: Para orientar-nos a tomar as corretas decisões.
Leitor 2: Sê nosso Deus Poderoso,
TODOS: Para socorrer-nos, pois cremos que para ti não existem causas impossíveis.
Leitor 3: Sê nosso Pai eterno,
TODOS: Pois conheces o passado, o presente e o futuro, e sabes como melhor cuidar de nós
Leitor 1: Contigo está a Paz que precisamos
Leitor 2: diante de Deus a quem ofendemos,
Leitor 3: diante das pessoas com quem falhamos.
TODOS: Entra em nosso lar, ó Príncipe da Paz. Vem, Emanuel – o Deus conosco, o nosso Salvador! Pois este é o teu Natal que hoje celebramos. Amém.

 

04. Leitor 1 segue com a leitura da Poesia:

Voltam os pastores de adorar Jesus
Indo a toda a parte, espalhando a luz.
Nós, também, queremos a vocês falar,
Do Menino nascido pra nos salvar!

A festa hoje é do Salvador
São bem-vindos todos, pelo Seu amor,
Lindos anjos anunciaram aos pastores, com louvor,
Que nasceu na manjedoura Jesus Cristo o Salvador!

 

Leitor 2: Oremos em conjunto, como Jesus nos ensinou:

 

TODOS: Pai Nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos
deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

 

Leitor 3: O Natal é um dia de união, unamos nossas mãos e cantemos o hino Noite Feliz, pois de fato esta é uma noite muito feliz. Todos cantam:

 

1. Noite feliz! Noite feliz! / Ó Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém. / Eis na lapa Jesus, nosso Bem!
Dorme em paz, ó Jesus! / Dorme em paz, ó Jesus!

 

2. Noite feliz! Noite feliz! / Eis que no ar vêm cantar
aos pastores os anjos dos céus,
anunciando a chegada de Deus,
de Jesus Salvador! / De Jesus Salvador!

 

3. Noite feliz! Noite feliz! / Ó Jesus, Deus da luz,
quão afável é teu coração
que quiseste nascer nosso irmão
para a todos salvar! / Para a todos salvar!

 

 

ENCERRADO O MOMENTO DEVOCIONAL:

A família então se abraça, cada um demonstra o seu amor ao outro em palavras e carinhos. Pode se fazer um arranjo com uma única vela no centro da mesa, que é acendida antes de se apagarem as outras velas. Presentes podem ser compartilhados e, em comunhão à mesa, é feita a refeição previamente preparada.

 

 

FELIZ NATAL e ABENÇOADO ANO NOVO