Florianópolis - Cultos

1º e 3º sábado do mês as 20h e todos os domingos as 9h. Informações: (48) 3244-8522

Palhoça- Cultos

2º e 4º sábado do mês as 19h30 e 1º e 3º domingo as 9h. Informações: (48) 99638-0481

devoções

20/12/2018

DEVOÇÃO FAMILIAR PARA O NATAL

Celebrante: (Oração) Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Ó Senhor Deus, eterno e todo-poderoso, elevamos nossos corações em agradecimento a ti, porque enviaste o teu Filho Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, fazendo-o nascer de Maria como verdadeiro homem, e agora voltas aos nossos corações através da tua Santa Palavra e, especialmente, no dia de hoje ao festejarmos o Natal. Abençoes este momento devocional. Dá-nos o teu perdão, afasta o orgulho, a vaidade, emoção e sentimentos que venham a ser maiores do que a verdadeira adoração a ti. Concede-nos a plenitude do teu Espírito Santo para que possamos adorar e reconhecer a riqueza do teu presente e recebê-lo, para viver em Cristo e para Cristo hoje e sempre. Amém.

 

Leitor 1: Como podemos conhecer a Deus? Olhando ao nosso redor, encontramos a mão de Deus em tudo. Nosso corpo, nossa vida, a natureza, o mundo – tudo é obra de Deus. Mas para conhecê-lo verdadeiramente, precisamos estudar a Palavra de Deus que é a fonte do amor divino. Nesta noite, reunidos em família, celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, a luz do mundo. Por isso, recebamos com alegria, a luz do amor de Deus.
(Cada membro da família recebe uma vela e, a partir do leitor 1, um vai acendendo a vela do outro, enquanto são lidas as frases que seguem.)

 

Leitor 2: Jesus é a luz do mundo.

 

Leitor 3: O nosso desafio é espalhar esta luz.

 

Leitor 4: A nossa vida é uma vitrine. O nosso comportamento e as nossasatitudes são meios para mostrar aos outros o brilho da nossa luz.

 

Leitor 5: Nós devemos ser luzes para nossas famílias.

 

Leitor 6: Devemos ser luzes no trabalho e na escola, ser luzes para vizinhos,
colegas e amigos.

 

Leitor 7: Nossa luz pode acender uma outra luz.

 

Leitor 8: Cada nova luz pode acender mais luzes que juntas, iluminam muito mais.

 

Leitor 9: Vivemos com alegria e esperança porque “Nasceu Jesus, a nossa Luz”.

 

Leitor 2: E Deus disse: “No princípio criei os céus e a terra, e tudo o que nela habita. Criei as plantas, os animais, peixes, aves, os astros: sol, lua e estrelas, e inclusive criei o ser humano. Porém, os primeiros seres humanos me desobedeceram e o pecado entrou no mundo. Muito tempo se passou, o pecado se multiplicou e se espalhou por toda a terra que ficou cheia de violência. Cumpri a minha promessa e mandei meu Filho unigênito, Jesus Cristo, para que todos tenham o perdão dos pecados e a salvação eterna. A história do meu Filho no mundo começa numa noite em Belém, quando Ele nasceu numa manjedoura de uma estrebaria. E esta noite, vocês chamam até hoje de Natal…”

 

Celebrante: Vamos ouvir a descrição bíblica do primeiro Natal, fazendo a leitura do Santo Evangelho de Lucas capítulo 2, versículos 1 a 20.

 

Leitor 3: “Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade. Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão. Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou. Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.”

 

Celebrante: Estamos diante do cumprimento da magnífica obra salvadora de Deus, o Deus Triúno em que cremos, confessamos e testemunhamos. Reafirmemos nossa fé confessando em conjunto o Credo Apostólico.

 

TODOS: Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno; no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.

 

Leitor 4: Deus cumpriu a sua promessa e hoje podemos celebrar o Natal, dizendo como Simeão: “Eu já vi com meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos; uma luz para mostrar o teu caminho a todos e para dar glória ao teu povo de Israel.” Natal é também tempo de reunir a família; de renovar os laços de amizade e carinho, pois o Verbo Encarnado de Deus habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.

 

Leitor 1: Ainda hoje a voz dos anjos continua ecoando pelo mundo, e chamando as pessoas a adorar o Menino Jesus! O galo cantou três vezes e então Pedro saiu correndo, chorou amargamente e disse: “Eu tinha medo! Tinha medo de encontrar no olhar de Jesus a acusação do meu pecado. Não tinha coragem de olhar para Ele. Mas Deus teve misericórdia de mim e me livrou do medo, então juntei minhas mãos e olhei nos olhos de Jesus. Seu olhar simplesmente me dizia: ‘Eu te amo!’ E então, eu me arrependi e chorei amargamente”. Vamos orar em conjunto:

 

TODOS: “Jesus, nós te agradecemos por teres vindo ao mundo para salvar-nos. Vieste humilde, apesar de toda a tua majestade e glória. És o Filho de Deus, és meu irmão, meu amigo e Salvador. Pedimos-te o perdão de todos os nossos pecados e um coração compromissado contigo. Obrigado pela nossa salvação e por teres vindo ao mundo para morrer por nós. Glória a Ti, Senhor. Para todo o sempre. Amém.”

 

Leitor 2: E de certa forma Deus nos diz: “Gostaria de ver neste Natal uma lágrima a menos e um sorriso a mais, ver Cristo nos lares. Ver a criança feliz, não pelo brinquedo, mas pelo menino de Belém, ver as pessoas unidas na mesma esperança. Homem, seja sincero e fiel a Cristo todos os dias do ano. Ame a cada instante o seu irmão e faça de sua vida um eterno natal. O amor nunca falha e não falhará enquanto o coração dos homens servirem de manjedoura para o Menino-Jesus!”

 

TODOS: Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! (Lc 2.14)

 

 

(A poesia a seguir pode ser lida por um membro da família, ou cada um lê uma estrofe, ou ainda pode ser lida por todos em conjunto.)

 

POESIA: NATAL, O ANO INTEIRO

 

1. Nós, ano após ano, escutamos a história
Do meigo menino cercado de glória
Que, um dia, nasceu na pequena Belém.
Fascínio sincero sentimos ouvindo
Contar como o coro dos anjos, tão lindo,
Louvou ao Senhor, por nos dar Sumo Bem.

 

2. Saudamos, também, com a voz de mil sinos,
Com nossos corais, nossos tão lindos hinos,
A vinda do nosso querido Jesus.
O templo com lindo pinheiro adornamos,
Um rico programa de fé preparamos – Um belo Natal, todo feito de luz.

 

3. Depois – sim, depois, aos cuidados voltamos,
Nossa alma em problemas sem fim mergulhamos,
Trocando Belém pelo nosso lugar. Deixamos de ouvir o louvor dos anjinhos
E ouvimos somente o clamor dos filhinhos que devem vestir, e comer, e estudar.

 

4. No entanto, o menino por Deus enviado
Nos veio salvar do terrível pecado,
E não uma festa solene criar.
Jesus não quer ser nossa Paz NUM SÓ DIA
Nem ver seu corpinho na palha macia
De um ano para o outro, esquecido ficar.

 

5. O nosso Natal deve ser o ANO INTEIRO,
Devemos levar de janeiro a janeiro
O Rei que nasceu para em nós governar.
Seus dias sigamos, do berço ao Calvário,
Vivamos com Ele em contato diário,
E assim, no Natal, mais o havemos de amar.

 

 

Celebrante: Oremos em conjunto a oração que o Salvador Jesus nos ensinou:

 

TODOS: Pai Nosso, que estás nos céus…

 

Leitor 3: O Natal é um dia de união, unamos nossas mãos e cantemos o hino Noite Feliz, pois de fato esta é uma noite muito feliz. Todos cantam:

 

 

1. Noite feliz! Noite feliz! / Ó Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém. / Eis na lapa Jesus, nosso Bem!
Dorme em paz, ó Jesus! / Dorme em paz, ó Jesus!

 

2. Noite feliz! Noite feliz! / Eis que no ar vêm cantar
aos pastores os anjos dos céus, / anunciando a chegada de Deus,
de Jesus Salvador! / De Jesus Salvador!

 

3. Noite feliz! Noite feliz! / Ó Jesus, Deus da luz,
quão afável é teu coração / que quiseste nascer nosso irmão
para a todos salvar! / Para a todos salvar!

 

ENCERRADO O MOMENTO DEVOCIONAL:
A família então se abraça, cada um demonstra o seu amor ao outro em palavras e carinhos. Pode se fazer um arranjo com uma única vela no centro da mesa, que é acendida antes de se apagarem as outras velas. Presentes podem ser compartilhados e, em comunhão à mesa, é feita a refeição previamente preparada.

 

 

FELIZ NATAL e ABENÇOADO ANO NOVO